Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e até para a saúde mental. Entre os seus benefícios estão a melhoria do funcionamento dos rins, da circulação sanguínea e a regulação da temperatura corporal.
Porém, muitas vezes deixamos de nos hidratar durante o dia, o que pode causar diversos malefícios para a saúde a longo prazo.
É recomendado pelos órgãos de saúde que uma pessoa tome ao menos 1 litro de água por dia, dependendo das necessidades específicas e também de seu peso.
Alguns dos sinais da falta de água estão listados abaixo:
Dor de cabeça
Nosso cérebro é um dos órgãos que mais demanda água e a desidratação pode causar dor de cabeça e tontura. Quando há pouco líquido, ocorre uma contração dos vasos do cérebro, que gera uma sensação dolorosa. Ademais, sem água suficiente, algumas substâncias não estão diluídas, e o rim não consegue eliminá-las de uma maneira eficaz.
Mau humor e cansaço
Quando a desidratação atinge o sistema nervoso pode causar reações emocionais. Quando não ocorre hidrolise, ou seja, a quebra de proteínas pela água, você pode sentir cansaço e irritação.
Câimbras
Os músculos também precisam de água para funcionar de modo adequado. Isso porque a contração muscular exige um certo equilíbrio da concentração de minerais, e a água é um elemento central para que algumas reações químicas aconteçam no corpo. Sem líquido suficiente, o resultado pode ser o surgimento de cãimbras.