Setembro Amarelo: caso conheça alguém que precise de ajuda, procure um profissional – como no CAPS ou no atendimento do CVV – e dê apoioSetembro Amarelo é o nome dado para a campanha que escolheu o nono mês do ano para representar a luta na prevenção ao suicídio e a preservação da saúde mental. Na Directa, levamos essa ação a sério e informamos nossos colaboradores.
Setembro Amarelo foi criado em 2015 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Além disso, os modos de preveni-lo e como identificar e ajudar pessoas em depressão ou com tendências suicidas. No dia 10 de setembro foi criado o dia mundial de prevenção do suicídio.
Sendo assim, o Setembro Amarelo se tornou um mês para reflertirmos sobre a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio. Mas as ações não devem se limitar aos 30 dias de setembro. Por isso, apresentamos maneiras de ajudar quem está precisando de apoio, em qualquer momento.
Escute sem julgamentos quando uma pessoa desabafar. Não minimize seus sentimentos e não use frases como “você tem tudo” ou “há pessoas com problemas piores”. O Setembro Amarelo acontece durante um mês no ano, mas a necessidade não tem hora para aparecer.
Não tente dar soluções simples para o que está incomodando quem desabafa. Apenas ouça e reforce seu apoio.
Incentive a buscar ajuda profissional ou o atendimento em instituições preparadas para auxiliar quem está precisando, como o CAPS ou o CVV. Tente criar uma rede de apoio com pessoas próximas e que possam dar suporte para que ela siga recebendo ajuda.