
Há pequenas atitudes que podemos tomar no dia a dia para preservar nossa saúde mental
A saúde mental é o ponto de equilíbrio para tudo. Se a mente não está bem, em breve o corpo também não vai estar. E vice-versa.
É normal termos dias mais felizes que outros, o problema é quando a tristeza e a falta de ânimo viram companheiras diárias.
Por isso, recomendamos que você tire alguns minutos do seu dia para fazer uma avaliação dos seus sentimentos: se está muito ansioso (a), irritado (a) ou desanimado(a). É normal termos dias mais felizes que outros, o problema é quando a tristeza e a falta de ânimo viram companheiras diárias.
Sugerimos pequenas atitudes diárias que impactam no bem-estar, mas reforçamos que ajuda profissional é essencial caso você não esteja bem.
Respire
Uma vez ao dia, respire profundamente por 10 vezes seguidas. Exercícios de respiração diminuem a ansiedade.
Beba água
Manter o corpo hidratado ajuda na prevenção de diversas doenças.
Converse
Não guarde seus sentimentos e compartilhe o que sente com pessoas de confiança.
Lembramos que isso vale também na Directa: se você está com algum problema no seu posto de trabalho, converse com a supervisão ou o Administrativo.
Faça atividades físicas
Mexa o corpo, mesmo que por 10 minutos diários, como em um alongamento, uma caminhada ou até mesmo dançar sua música favorita.
Escute música
Música é cientificamente comprovada como algo que acalma, relaxa e pode até mesmo aliviar sintomas físicos.
Exercite a gratidão
O pensamento positivo impacta a saúde mental. Uma dica: antes de dormir, pense em três acontecimentos/pessoas e demonstre gratidão. Faça disso um hábito.