Jardinagem para condomínios exige expertise. Os jardins de condomínios são importantes pela estética do local e valorizam o patrimônio. Quando a jardinagem do condomínio é bem feita, mais pessoas são atraídas para o local e quem frequenta se sente bem no ambiente.
Por outro lado, a falta de manutenção no condomínio pode ser prejudicial. Ter uma equipe de jardinagem é essencial. A jardinagem bem feita preserva a estrutura do ambiente. No entanto, quando não é feita com o devido cuidado, prejudica o solo e as plantas. Para garantir que a jardinagem do seu condomínio ou empresa seja bem feita, vale considerar a contratação de serviço terceirizado.
Tendo isso em mente, deixamos dicas e boas práticas de jardinagem para seu condomínio ou empresa, que se feitas por uma terceirizada, irão garantir a preservação das áreas verdes e valorização do espaço.
Avaliação do espaço
Jardinagem exige estudo e atenção. O profissional deve avaliar o espaço, entender as plantas que estão ali e quais as necessidades individuais de cada uma. Uma vez que isso for feito, a manutenção do jardim pode ser feita.
Manutenção
O responsável pelo jardim deve estar sempre atento às plantas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada. A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada planta exige um tipo de adubação, por isso, o jardineiro deve ter conhecimento – a contratação de uma especializada garante essa noção.
Utilizar veneno faz parte do processo de jardinagem. É uma ação necessária para conter fungos e pragas. O seu uso deve ser feito de forma responsável, para não prejudicar as plantas ou colocar o próprio profissional e frequentadores em risco.
Independentemente da estação do ano, a manutenção nos jardins em condomínios de pequeno a médio porte deve ser feita uma vez por mês, mais especificamente nos períodos de estiagem ou seca quando a irrigação é um procedimento importante a ser realizado periodicamente.
Poda
As podas devem ser feitas sempre quando a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.
O processo da poda exige cuidados e algum conhecimento técnico, já que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podados por um jardineiro. Já as que serão moldadas, como os buxinhos, podem ser podados com mais facilidade e sem riscos