O síndico ou síndico profissional tem muitas responsabilidades na administração de um condomínio. Para manter uma boa gestão, o síndico deve se atentar a princípios básicos. Ser síndico de um condomínio é como administrar uma empresa, portanto é necessário manter organização, comunicação e transparência.
A seguir, citamos algumas das boas práticas de gestão que todo síndico ou síndica deve ter na administração do seu condomínio. Além disso, lembramos que a contratação de uma empresa de serviços terceirizados, como a Directa, auxilia nas principais tarefas do dia a dia. Administração da portaria e controle de acesso, zeladoria, limpeza, jardinagem são atividades diárias de um condomínio para as quais o síndico pode indicar a terceirização.
O que um síndico deve fazer para ter uma boa gestão do condomínio?
- Comunicação – é preciso criar canais simples e rápidos de comunicação com os condôminos e também com sua equipe que atua diariamente no condomínio.
- Transparência – no momento de reuniões ou assembléias, é importante ter todos os relatórios de gastos, investimento, projeções e mais planos que envolvam melhorias e demais ações no condomínio. Ter tudo devidamente registrado e de fácil entendimento abre caminho para a confiança dos condôminos e mantém a boa relação.
- Equipe – tenha pessoas de confiança e qualificadas para auxiliar nas ações administrativas do dia a dia. Um time dividindo responsabilidades consegue garantir a qualidade na execução de tudo que for necessário para o bom funcionamento do condomínio, com os moradores e todos os colaboradores.
A função do síndico ou síndica profissional também é definida por tarefas como planejamento financeiro e de melhorias na estrutura e no ambiente de convivência. Os síndicos sempre podem contar com a tecnologia para facilitar a administração e, como foi citado acima, o apoio de uma empresa de serviços terceirizados.
Ao contratar uma empresa terceirizada, o síndico não precisa ter a responsabilidade direta na contratação de cada um dos funcionários, seus respectivos contratos, direitos trabalhistas, ou resolver problemas com faltas, folgas e mais. Tudo isso está no escopo da terceirizada, o que é um benefício para o condomínio.
Síndicos ou síndicas têm mais chances de focar em outras demandas administrativas quando contratam uma empresa que fornece os serviços terceirizados de forma organizada e focada, como faz a Directa.