Argentina e França fazem a final da Copa do Mundo do Catar em o que promete ser uma grande disputa. Dois times campeões do mundo – os franceses com o mais recente título – e duas equipes que se mostraram melhores, mais organizadas e com vontade de vencer.
Muitas vezes, levamos os ensinamentos do esporte para a forma de fazermos a gestão de um negócio. Por isso, vale a reflexão sobre qualidades das duas equipes que as ajudaram a chega até onde estão hoje e que podem ser absorvidas e aplicadas em qualquer negócio, na nossa vida profissional e mais.
Aqui detalhamos essas características para cada time e deixamos aberta a pergunta quem será o novo campeão mundial: Argentina ou França?
Argentina
1. Superar as dificuldades
A Argentina começou a Copa com uma derrota para a Árabia Saudita, chamada de “vexame histórico”, mas aprendeu com os erros e deu a maior volta por cima da história
2. Tomar a responsabilidade
O gênio em campo, Lionel Messi, identificou que o time precisava de sua habilidade para ir mais longe. Ele assumiu a responsabilidade e foi pra cima. Agora, é consagrado como um dos maiores!
3. Apostar em talento
O técnico argentino observou que o atacante Lautaro Martínez não estava rendendo o quanto podia e tomou a decisão de apostar em Enzo Fernández, que se tornou um dos principais destaques da seleção argentina.
França
1. Capacidade de se adaptar
O time francês sofreu com desfalques em momentos importantes do Mundial, mas soube se adaptar e encontrar peças com encaixe perfeito para não perder a qualidade.
2. Organizar a equipe
Um dos destaques da seleção francesa foi a harmonia e fluidez na maneira de jogar. A equipe encontrou um ritmo fluido, fortalecendo seus jogadores mais habilidosos e mantendo uma defesa firme.
3. Ter paciência para se reerguer
A França teve um desempenho ruim nas disputas anteriores à Copa do Mundo e precisou passar por modificações e investir em jogadores mais novos. Com tempo e paciência, como destacou o treinador Didier Deschamps, o time encontrou ritmo e chegou forte para vencer o Mundial mais uma vez.