Limpeza de banheiros é parte essencial da conservação de qualquer ambiente, seja residencial ou em empresas e comércios. Empresas de serviços terceirizados, como a Directa, são especializadas em limpeza de banheiros e devem cumprir regras e protocolos para garantir que os clientes tenham o melhor serviço possível.
A limpeza de banheiros pode ser dividida em três módulos: a limpeza profunda, limpeza de conservação e limpeza de restauração. Elas variam entre as necessidades de cada posto de trabalho, que são avaliadas pelos responsáveis da limpeza. Eles verificam a frequência de pessoas que utilizam o banheiro, o nível de sujidade a cada turno e dessa forma trabalham para manter o ambiente higienizado, limpo e organizado. Veja abaixo como funciona cada um dos modos de limpeza de banheiros
Limpeza Profunda
A limpeza profunda é uma limpeza mais minuciosa e intensiva, geralmente realizada em intervalos menos frequentes, como uma vez por mês ou a cada trimestre. O foco principal da limpeza profunda é remover a sujeira e os germes acumulados em áreas menos visíveis e de difícil acesso. Etapas típicas incluem a limpeza de exaustores, a desmontagem de ralos e sifões para limpeza, a verificação de vazamentos e o reforço do selante em juntas de azulejos, se necessário. Também pode envolver a lavagem de cortinas de chuveiro, a substituição de acessórios desgastados e a verificação de qualquer dano estrutural ou problemas de encanamento.
Limpeza de Conservação
A limpeza de conservação é uma limpeza regular, realizada com frequência para manter o banheiro em boas condições entre as limpezas profundas. Geralmente é feita semanalmente ou conforme necessário, dependendo do uso do banheiro. As tarefas incluem a limpeza das superfícies visíveis, como pias, vasos sanitários, espelhos, pisos e paredes, bem como a desinfecção das áreas de contato frequente, como maçanetas, torneiras e interruptores de luz. A troca de toalhas de mão e tapetes do banheiro também faz parte da limpeza de conservação.
Limpeza de Reparação
Realizada várias vezes ao dia, de acordo com a necessidade do local. A limpeza de reparação acontece para manter o ambiente limpo e agradável, tendo como principais atividades a secagem de espelhos e pias, com a retirada de sujidades. Se for necessário, há o recolhimento de papeis no chão, além da descarga nos vasos com tampa fechada e a limpeza do chão.
A limpeza profunda é uma limpeza mais abrangente e menos frequente para a manutenção a longo prazo do banheiro, enquanto a limpeza de conservação é uma limpeza regular para manter o banheiro limpo e utilizável no dia a dia, principalmente após os horários de pico, em que mais pessoas passam pelo local. Por fim, a limpeza de reparação é uma intervenção imediata para resolver problemas específicos e reparar danos. O tipo de limpeza a ser realizada depende das necessidades e do estado do banheiro.