Por conta das recentes mudanças na sociedade e no mercado de trabalho, após a pandemia, principalmente, as empresas que estão direcionando seus recursos para melhorarem seus ambientes de trabalho vão levar vantagem. E isso vai além de ser bem receptivo, ter planos de desenvolvimento individual para os colaboradores pode ser a motivação ideal.
Além das questões pessoais, as empresas que adotam as boas práticas de governança corporativa também estão um passo à frente. Ter transparência traz confiança para todos que estão envolvidos, inclusive outras organizações que podem surgir para fazer negócio.
Para 2023, diversas práticas de gestão humanizada estarão inseridas nas empresas no mundo todo, o que irá pautar quem terá mais força no mercado e aqueles que ficarão obsoletos. A seguir, enumeramos três tendências de gestão humanizada que a Directa já implementa e que as empresas que desejam se destacar e evoluir de forma saudável também precisam ter.
Inclusão e diversidade
O assunto já é pauta e deve estar inserido de forma prática e não apenas no discurso das empresas. É necessário termos lideranças inclusivas, maior diversidade no corpo das empresas e, de preferência, um setor voltado exclusivamente para o tópico. Mais diversidade só tende a beneficiar colaboradores, empresas e o mercado como todo.
Capacitação de lideranças
Não basta apenas exigir que sua empresa acompanhe as mudanças no mercado, é preciso dar estrutura e ferramentas para que seus gerentes, coordenadores, supervisores e demais líderes possam se preparar para administrar o ambiente, torná-lo saudável e produtivo. Cursos, workshops e palestras no assunto estão aumentando e valem o investimento.
PDI para colaboradores
O Plano de Desenvolvimento Individual motiva o colaborador a se desenvolver dentro da empresa, seja com novos rumos na carreira, por meio de uma promoção, ou mudança de área. O PDI é traçado em conjunto entre empresa e funcionário e mostra ter impacto positivo no ambiente de trabalho, motivando também outros colaboradores que desejam evoluir.