As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na história do Brasil, muitas vezes superando obstáculos e lutando por seus direitos em uma sociedade que, por muito tempo, as marginalizou e subestimou.
Mulheres estão sempre entre as principais precursoras, criadoras e ilustres personagens da história brasileira – desde os primeiros passos do país como nação até os dias de hoje.
Homenageamos algumas destas grandes mulheres que abriram portas, quebraram barreiras e mostraram que a força e a potência femininas fazem acontecer.
Elza Soares
Cantora e compositora, considerada uma das maiores da MPB e também reconhecida internacionalmente como “A Melhor Cantora do Universo”. Elza se destacou não apenas por sua voz rouca e letras marcantes, pautadas por temas relevantes à comunidade negra, mas também por simbolizar a luta de mulheres no Brasil.
Hebe Camargo
Considerada a Rainha da Televisão, Hebe teve uma carreira longa e respeitada como comunicadora. Sua história se confunde com a do entretenimento brasileiro, tendo feito parte da 1ª transmissão de TV ao vivo no país. Dona de frases potentes e jeito irreverente, defendeu os direitos da comunidade LGBTQIA+ e das mulheres publicamente.
Ana Néri
Parte importante da História nacional, é dada como a primeira enfermeira do Brasil, por sua atuação heróica como voluntária na Guerra do Paraguai. Tornou-se símbolo da Enfermagem e recebeu condecorações e homenagens mesmo anos após sua morte.
Carolina Maria de Jesus
Da origem humilde como catadora de papel ao posto de uma das principais escritoras brasileiras, Carolina relatou de forma simples e autêntica a realidade de sua vida na favela. Um de seus diários tornou-se a obra ‘Quarto de Despejo’, vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas.
Ruth de Souza
Pioneira no teatro, cinema e televisão, foi a primeira artista negra a conquistar projeção na dramaturgia brasileira, assim como a primeira a atuar no Theatro Municipal e ser indicada a um prêmio internacional de cinema. Em sua longa trajetória, trabalhou para acabar com as construções estereotipadas de personagens negros.
Marta Silva
Maior atleta de futebol do Brasil, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA. Nascida em Alagoas, venceu o preconceito contra mulheres no esporte e abriu portas para mais gerações. É Embaixadora Global da ONU Mulheres e ativa na luta pela igualdade salaria entre homens e mulheres no esporte e mais áreas.
Nise da Silveira
Psiquiatra brasileira que ficou conhecida por ser a pioneira na defesa de tratamentos humanizados para os pacientes com transtornos mentais. Uso da arte, convivência com animais de estimação e a introdução de conceitos de Carl Jung estão entre seus grandes feitos para a psiquiatria brasileira.
Dandara dos Palmares
Lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil, liderando mulheres e homens ao lado do marido, Zumbi dos Palmares, contra os portugueses escravagistas. Sua história é marcada pela constante busca por liberdade total dos negros – quando foi presa, em 1964, se suicidou para não voltar à condição de escrava – e segue até hoje como exemplo na luta racial.
Essas mulheres são apenas algumas das muitas que deixaram sua marca na história do Brasil. Elas nos inspiram a lutar pelos nossos sonhos, a defender nossos direitos e a construir um mundo mais justo e igualitário para todos.