Com a chegada do verão e a época de chuvas, o Brasil vive um alerta de saúde pública devido aos muitos casos de dengue pelo país inteiro. Casos prováveis da dengue se aproximam de 400 mil, de acordo com o Ministério da Saúde, um aumento de 250% em comparação a 2023.
Estima-se que o Brasil possa contabilizar mais de 4,1 milhões de casos apenas em 2024. Cerca de 75% dos focos estão localizados nas residências, portanto cabe à população colaborar para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A dengue pode matar. Em casos graves, causa queda brusca de pressão ou hemorragia, que levam à morte em pouco tempo. Por isso, é preciso buscar ajuda médica assim que identificar seus sintomas.
Os principais sintomas de dengue são febre alta, dor no corpo, de cabeça e atrás dos olhos e nas articulações, mal-estar e manchas vermelhas na pele. Ao contrário da Covid, dengue não causa problemas respiratórios.
A Directa Serviços orienta sua equipe sobre os procedimentos de limpeza que devem ser adotados no dia a dia para evitar e prevenir que criadouros do mosquito surjam em seus postos de trabalho, nas empresas e condomínios em que atuam.
Prevenção em empresas e condomínios
Em empresas ou condomínios, os cuidados da equipe de limpeza precisam ser redobrados, já que se tratam de ambientes com grande concentração de pessoas e diversos pontos nos quais o mosquito pode se reproduzir.
Em época de chuva, até mesmo uma tampinha de garrafa pode ser ambiente propício para que o mosquito se reproduza. Por isso, boas práticas de limpeza são essenciais no combate à dengue.
Com outras ações simples, mas constantes, é possível acabar com criadouros de mosquitos. Lugares quentes e úmidos tendem a favorecer a proliferação, portanto é importante verificar os seguintes locais:
Uma das informações mais importantes sobre o mosquito da dengue é que seus ovos são de extrema resistência e podem se manter nesses recipientes por até 450 dias sem contato com a água. Por isso é vital manter os ambientes sempre limpos, eliminando os ovos.
Ou seja, se os locais não forem limpos com uma bucha ou com um equipamento adequado de limpeza, os ovos podem permanecer inativos até o próximo período chuvoso. Portanto, é importante reforçar a limpeza de todos os locais e verificar com frequência se há qualquer vestígio de água parada ou ovos.